O carro que o Niki Lauda foi campeão pela Ferrari foi o 312T. O motor do carro era V12 de 495 cavalos. O “T” representa a Caixa de Câmbio Transversal, de 5 marchas, em um ângulo de 90 graus ao motor. Esta solução levou a um motor compacto e uma distribuição de peso melhorada e um carro muito rápido e ágil, mas também bastante nervoso e difícil de conduzir ao limite.
Assim, depois de 11 anos, a Ferrari, com o 312T recuperou o título de pilotos com Niki Lauda, graças a suas 5 vitórias, 8 pódiums, 9 pole positions e 12 vezes ficou na zona de pontuação em 14 corridas e o Título dos Construtores foi conquistado graças à contribuição de Clay Regazzoni, que venceu o GP da Itália. Este foi o fim da dominação pelos motores V8s, com o primeiro carro com motores V12-cilindro o qual ganhou o Campeonato com quase 500 cavalos de potência.
Ou utilize o QR Code abaixo para usar o método Pix: